Há quarenta dias celebrávamos, com alegria, o Natal do Senhor. Hoje Jesus é apresentado ao Templo, conforme prescrevia a lei, por Maria e José. Movidos pelo mesmo Espírito, o velho Simeão e a profetisa Ana foram também ao Templo e reconheceram o seu Senhor naquela criança e o anunciaram com Júbilo.
********************************
O profeta Malaquias, na primeira leitura, profetiza sobre a vinda do Salvador. Anuncia tempos novos, valendo-se de comparações a partir das realidades da vida do povo. Fala da vinda de dois mensageiros, um que vem para preparar a vinda do Senhor e o outro que realizará a Aliança, o Esperado. Trata-se de João Batista, o precursor, e do Cristo, o Messias esperado, de condição divina, o Redentor. Ele vem para a todos purificar e fazer reinar a justiça em Israel. De fato, na plenitude dos tempos, Deus envia seu próprio Filho, de quem João deu testemunho, para nos purificar de todo pecado e fazer reinar a justiça divina, fonte de vida e de salvação.
O evangelho contempla a festa de hoje, da Apresentação de Jesus no Templo, em Jerusalém. Obedientes à lei Mosaica, cumprindo com seus deveres religiosos, Maria e José apresentam o Menino, consagrando-o a Deus. É um mistério doloroso, vivido por eles. O velho Simeão profetiza que aquele Menino que vem como “Luz” para as nações, também será um “sinal de contradição” e que uma espada de dor traspassará a sua alma (vv. 29-35). Ali, Maria, junto a José, seu esposo, se coloca nas mãos de Deus, para fazer a sua vontade. Simeão e Ana dão testemunho a respeito daquele menino. Hoje, Deus continua a nos falar através do testemunho de tantos Simeões e Anas e, sobretudo, através do exemplo da Sagrada Família. Estejamos atentos, abertos à escuta de Deus, obedientes, em tudo, à sua santa vontade.
Deixo que a luz de Deus ilumine o meu coração, as minhas iniciativas e decisões de vida? Dou testemunho da fé, à semelhança de Simeão e Ana, anunciando, com júbilo, a meus irmãos e irmãs, Jesus Cristo, nosso Deus e Senhor? Como Maria e José procuro, em tudo, fazer a vontade de Deus? Tenho crescido em idade e sabedoria diante de Deus e diante da missão que, neste mundo, Ele me confia?
Senhor, meu Deus, luz verdadeira, faz brilhar em meu coração a tua luz, que ela jamais se extinga e eu, marcado pela chama ardente da fé, seja sempre um sinal de tua luz para os meus irmãos e irmãs. Amém.
Padre Marcelo Santiago