Hoje a Igreja celebra a memória de Santa Isabel de Portugal. A santidade é um chamado a todos, não importa sua condição social. Esta santa se casou muito jovem com o rei de Portugal e sempre procurou viver sua fé mesmo cercada por luxo e ostentação e riquezas. Ela soube colocar em prática o que Jesus disse sobre estarmos no mundo, mas não sermos do mundo. Ela se dedicou à oração e às obras de misericórdia e suportou muitas tristezas e dificuldades por causa disso. Após seu marido morrer ela distribuiu seus bens entre os pobres e tomou o hábito da Ordem Terceira de São Francisco onde deu testemunho de fé e profunda vida de oração. Faleceu em 1336 quando intermediava um acordo de paz entre seu filho e seu genro.
Na liturgia da Palavra da missa, a primeira leitura segue a história de Abraão e de sua descendência. Acompanhamos a morte e sepultura de Sara. É importante que nós tratemos com respeito a vida e o corpo de nossos irmãos.
Além disso, nosso pai na fé também já era velho e estava debilitado. É por isso que ele pede ao servo que fique responsável em garantir que Isaac se case com uma pessoa do povo escolhido para salvaguardar a verdadeira descendência.
Isaac apaixona-se por Rebeca e esta relação garante consolo a ele pela perda da mãe, mas também é oportunidade de cumprir as promessas de Deus.
O Evangelho apresenta o chamado de Mateus. Ele tinha uma profissão de péssima reputação entre todos. Mas Jesus vê muito além da profissão ou das dificuldades dele. A proposta do mestre é clara: segue-me!
O interessante é que os fariseus só enxergavam o pior ou os pecados das companhias de Jesus. Esta é também uma tentação que temos: ver apenas o pior dos outros e não o que está dentro do coração.
Este episódio é ocasião de mais um ensinamento de Jesus. De fato, Deus não veio para escolher apenas alguns, ele veio chamar a todos, sobretudo os que precisam de uma nova oportunidade. Nossa atenção deve se voltar para a misericórdia de Deus.
Questões: Como você está no seu caminho de santidade? Reconheço que Deus veio chamar os pecadores e convidar à conversão?
Pe. Thiago José Gomes
Primeiro Sexta-feira, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus.
Sagrado Coração de Jesus, nós temos confiança em vós!