- A Palavra de Deus que a liturgia deste domingo nos propõe nos diz que não podemos viver de braços cruzados, numa existência de comodismo e resignação. Deus conta conosco; nos quer despertos, atentos, comprometidos com a construção de um mundo mais justo, mais humano e mais feliz.
- A primeira leitura recorda a noite em que Deus libertou os hebreus da escravidão do Egito. Para os egípcios, foi uma noite de desolação e de morte; para os hebreus, foi uma noite de libertação e de glória. Os hebreus perceberam, nessa noite, que caminhar com Deus e seguir as indicações que Ele deixa é fonte permanente de vida e de liberdade. É nessa direção que somos convidados a construir a nossa vida.
- A segunda leitura nos apresenta Abraão e Sara como modelos de fé. Eles confiaram, incondicionalmente, em Deus e não hesitaram em caminhar ao encontro dos bens prometidos. Essa “aposta” trouxe-lhes frutos: ultrapassando as limitações e a caducidade da vida presente, puderam alcançar os bens eternos.
- No Evangelho, Jesus lembra aos discípulos que eles foram escolhidos para levar o projeto do Reino de Deus ao encontro do mundo. Devem, portanto, viver para o serviço do Reino. Nesse sentido, têm de estar sempre atentos e vigilantes, cumprindo a cada instante as tarefas que Deus lhes pede, servindo o Reino com humildade e simplicidade.
Para refletir: Procuro caminhar com Deus e seguir suas indicações, os seus preceitos? Tenho me guardado na fé? Sou atento e vigilante, administrando bem o que Deus me confia como dom e missão? Em que a Palavra de Deus hoje mais me questiona? ...
Oração
Nosso Pai,
nós Te bendizemos, porque nos deste o teu Reino.
Ele é para nós o tesouro inesgotável.
Nós Te damos graças pelo teu Filho, nosso Mestre,
Que se veste de serviço para nos acolher à sua mesa.
Nós Te pedimos: pelo teu Espírito,
prende os nossos corações ao teu Reino,
que Ele nos mantenha na vigilância,
atentos a preparar o teu regresso”.
Confirma, ó Pai, a fé nas nossas comunidades.
Que o teu Espírito nos guie e nos inspire.
Amém.
Para hoje: Senhor eu tenho fé, mas aumenta em mim a fé.
Pe. Marcelo Moreira Santiago