Estamos na Semana Nacional da Família. A partir do tema: "É tempo de Júbilo em nossa vida", somos convidados a rezar e a refletir, nesses dias, sobretudo no próprio ambiente familiar, sobre a importância da instituição família na sociedade. Uma vez que a família é, como costumamos dizer, a base, o "núcleo fundamental" de toda a sociedade. O lugar propício onde não só se aprende os valores básicos e fundamentais para uma sadia relação humana, como também é o espaço onde nos apercebemos e nos descobrimos integrados numa mútua relação de amor e de fraternidade.
E refletir sobre a família é ter também a oportunidade de intensificarmos nossas orações pela nossa e por todas as famílias do mundo inteiro, para que elas vivam em plena harmonia, cultivem o frequente diálogo e a vida de oração; para que vivam com dignidade e sejam, de modo especial, um lugar de Júbilo, de alegria, onde Deus se manifesta. Deus se manifesta no "pequenino rebanho" que são as famílias!
Estamos vivendo tempos difíceis! A instituição família passa por uma grande crise! O próprio conceito de família vem, dia após dia, adquirindo novos significados e sofrendo mudanças catastróficas no modo de "ser família". Os pais, por exemplo, cada vez mais, têm encontrado inúmeras dificuldades de educar seus filhos. Infelizmente, já não é tão fácil transmitir valores para os seus. Especialmente, o valor da fé, da religião.
Num tempo onde todo mundo se conecta através dos modernos meios de conexão, as famílias vêm, em contrapartida, encontrando dificuldades de se conectar como família, ou seja, de pais e filhos se encontrar para cada qual, a seu modo, partilhar suas alegrias e angústias, para colocar em comum seus anseios, para se autoconhecerem, para crescerem na fraternidade, para rezar. Tempos difíceis em que se faz exigente e oportuno voltar nossos olhares para a família, com o objetivo de ajudá-las a superar esta crise, a se encontrar como tal, e a descobrirem a beleza de se colocarem a serviço de Deus.
Como seria bom, por exemplo, se cada pai de família se esforçasse em fazer de sua família, da sua casa, uma pequena igreja doméstica, um lugar de oração. Com certeza, muita coisa seria diferente. Pois, uma família alicerçada em Deus tende sempre a produzir bons frutos.
Neste sentido, que ao longo desta Semana Nacional da Família possamos rezar a Deus por todas as nossas famílias. E que a Sagrada Família de Nazaré - Jesus, Maria e José, especial modelo de família, abençoe, proteja e ilumine todas as famílias. Ah ... lembremo-nos daqueles dizeres tão sábios de São João Paulo II: "Família que reza unida, permanece unida!". Paz e Bem e uma abençoada semana!
Padre Edson Francisco dos Santos.