Hoje celebramos a memória de Nossa Senhora de Lourdes. Ela está ligada à vida e à experiência mística de Maria Bernarda Soubirous (Santa Bernadete), favorecida pelas aparições da Santíssima Virgem (11 de fevereiro – 16 de julho de 1858) na gruta de Massabielle. Desde então Lourdes se tornou meta de intensa peregrinação. A mensagem de Lourdes consiste no apelo à conversão, à oração e à caridade. Rezemos pelos nossos irmãos/as enfermos, nesse seu dia especial.
*******
Vemos aqui, na primeira leitura, a divisão do Reino de Israel, causada pela apostasia de Salomão que se afastou do seu Deus e ofereceu sacrifícios aos deuses dos pagãos. Aías, profeta de Deus, anuncia a Jeroboão, então um dos funcionários de Salomão, que a ele será confiado dez das doze tribos de Israel. Aías o faz, num gesto simbólico, rasgando o seu manto novo em doze pedaços e dando-lhe dez destes pedaços. O profeta e sua ação são sinais da presença de Deus e anúncio de sua intervenção na história do povo. Deus não nos abandona. Na plenitude dos tempos, enviará seu próprio Filho... Seu desejo é a vida e salvação de seu povo (Jo 10,10).
No evangelho, Jesus cura um surdo mudo. É o segundo milagre que Jesus faz em território pagão. Esse texto, próprio do evangelista Marcos, pretende continuar a descrição da atividade missionária da primeira comunidade cristã, e assim o percurso para toda a Igreja em todos os tempos, sua índole missionária, como também assinalar a abertura dos pagãos à fé em Jesus Cristo. O amor de Deus e a salvação que traz em seu Filho Jesus se dirige a todos. Em Jesus se realizam as promessas messiânicas. Deus é bom, misericordioso, fiel e providente.
Confio e dou testemunho que Deus age em minha vida e na vida do mundo? Abro-me, com disponibilidade e entrega, à sua ação amorosa, à sua graça e bênção? Faço-me instrumento de Deus em bem de meus irmãos e irmãs? De que males preciso ser curado para ouvir a voz de Deus e proclamar a todos a sua Palavra de vida e salvação?
Senhor, meu Deus, cura-me de toda mudez e surdez. Que eu tenha ouvidos abertos e língua solta para escutar tua Palavra e proclamar os teus louvores. Repete sobre mim a tua Palavra “effathá” para que meu coração se abra ao teu amor e ao serviço em favor de meus irmãos e irmãs. Ajuda-me, Senhor, a permanecer aberto à tua voz e a responder sim, com generosidade e prontidão, ao teu apelo, teu chamado. Amém.
Padre Marcelo Santiago